Quem Escuta?
A instalação, desenvolvida em parceria com a Vale, é um espaço interativo onde os empregados da empresa puderam vivenciar histórias reais de moradores das comunidades ao redor das operações da empresa. Esta experiência imersiva permite uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelas pessoas impactadas pelas atividades da Vale.
Alinhado ao propósito “Existimos para melhorar a vida e transformar o futuro juntos”, o objetivo é, por meio da “Escuta Ativa”, promover relações mais empáticas entre os empregados e as comunidades locais, concretizando esse valor estratégico e fomentando diálogo e colaboração.
Por meio de sessões interativas, os empregados e terceirizados da Vale participaram de atividades que destacaram a importância da escuta ativa na cultura organizacional. A experiência proporcionou momentos de reflexão crítica, empatia e fortalecimento dos canais de comunicação interna.
A palavra que pautou o projeto foi sensibilidade. O percurso da experiência começa com um olhar para dentro: o totem dos sentimentos convida a uma reflexão sobre as emoções. A seguir, os participantes escolhem e ouvem uma história real, de moradores de comunidades vizinhas às operações da Vale. Em seguida, refletem sobre o conceito da escuta ativa e sobre como aplicar isso no dia a dia.
Desde a concepção até a implementação, a equipe da Atitude Inicial desenvolveu metodologias que facilitaram a sensibilização dos participantes e a integração das práticas de escuta ativa no dia a dia dos empregados.
Impacto
Em sua primeira edição, o Quem Escuta? ampliou as reflexões sobre escuta ativa.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer o comportamento-chave de escuta ativa, contribuindo para que a empresa seja reconhecida como uma boa vizinha e uma referência na criação e compartilhamento de valor.