Entre em contato com a gente
Rua Vinicius Tôrres, 408 | 704 a 706
Praia da Costa / Vila Velha | ES
falai@atitudeinicial.com.br
Telefone: +55 (27)2142-8283
Propostas comerciais
falai@atitudeinicial.com.br
Contato: +55 27 99842.2045

Quem Escuta?

A instalação, desenvolvida em parceria com a Vale, é um espaço interativo onde os empregados da empresa puderam vivenciar histórias reais de moradores das comunidades ao redor das operações da empresa. Esta experiência imersiva permite uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelas pessoas impactadas pelas atividades da Vale.

Alinhado ao propósito “Existimos para melhorar a vida e transformar o futuro juntos”, o objetivo é, por meio da “Escuta Ativa”, promover relações mais empáticas entre os empregados e as comunidades locais, concretizando esse valor estratégico e fomentando diálogo e colaboração.

  • Tipo de projeto

    Instalação, Evento, Comunicação Visual, Construção pedagógica

  • Temas

    Escuta ativa, inovação

  • Estados atendidos

    Minas Gerais, Espírito Santo

  • Cliente

    Vale

Escuta ativa e
engajamento com
a sociedade:
construindo relações
de confiança e valor.

Por meio de sessões interativas, os empregados e terceirizados da Vale participaram de atividades que destacaram a importância da escuta ativa na cultura organizacional. A experiência proporcionou momentos de reflexão crítica, empatia e fortalecimento dos canais de comunicação interna.

A palavra que pautou o projeto foi sensibilidade. O percurso da experiência começa com um olhar para dentro: o totem dos sentimentos convida a uma reflexão sobre as emoções. A seguir, os participantes escolhem e ouvem uma história real, de moradores de comunidades vizinhas às operações da Vale. Em seguida, refletem sobre o conceito da escuta ativa e sobre como aplicar isso no dia a dia.

Empatia, reflexão e ação:
a mineração pode
rever a forma como opera.

Desde a concepção até a implementação, a equipe da Atitude Inicial desenvolveu metodologias que facilitaram a sensibilização dos participantes e a integração das práticas de escuta ativa no dia a dia dos empregados.

Impacto 
Em sua primeira edição, o Quem Escuta? ampliou as reflexões sobre escuta ativa.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer o comportamento-chave de escuta ativa, contribuindo para que a empresa seja reconhecida como uma boa vizinha e uma referência na criação e compartilhamento de valor.

0

participantes entre funcionários e terceiros

Mudança emocional positiva
0%
Mudança nos sentimentos em relação às comunidades
0%

Depoimento

Aplicação prática

Na minha função, aplico o comportamento chave escuta ativa avaliando como os impactos das minhas atividades e operações podem atingir a comunidade vizinha. Pelo local onde atuo ser muito próximo, qualquer sinistro de maior proporção será visto pelos bairros vizinhos.”

Participante da experiência

Vale

Quer construir
com a gente?

Clique no botão ao lado e conta pra gente o seu desafio.
Estamos aqui para cocriar com você.
Back

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso usa cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar por nossos conteúdos você concorda com os termos de monitoramento.